Quando falamos de aplicações WEB, com o HTML e o CSS, a linguagem de programação JavasScript está presente em todas elas. Desenvolvido em 1995, com o intuito da validar campos de formulários, está ligada à World Wide Web desde os seus primórdios, hoje conseguindo ir muito além de seu propósito inicial, permitindo aos sites realizarem uma infinidade de coisas.
Sabe aquelas animações e funcionalidades complexas em sites? Elas são feitas em sua grande maioria, através do JavaScript. E não para por aí, atualmente, para dar “vida” ao site a utilização desta linguagem se torna praticamente obrigatória.
Vale ressaltar que, a utilização do JavaScript não se limita à apenas estruturas visuais. Por conta de sua facilidade, velocidade de desenvolvimento e ampla comunidade, esta linguagem se estendeu para muitas outras vertentes no mundo da programação ao longo do tempo, sendo amplamente utilizado para robótica, IOT, mobile e muitas outras aplicabilidades.
Além disso, com o advento e popularização de frameworks de desenvolvimento, como angular e react native, o JavaScript tornou-se umas das linguagens mais utilizadas, e sem sombra de dúvidas, está hoje entre as melhores do mercado de trabalho.
“Um desenvolver Sênior de Javascript consegue atuar em diversos lados da tecnologia, seja o backend, front, no servidor, em robótica, aplicações web e mobile, etc
Exemplos da utilização do Javascript:
NodesJS
Não há como falar de javascript sem comentar sobre node.js. Comumente confundido como uma linguagem de programação, e que serve somente para o back-end, o node.js é na verdade um compilador assíncrono de arquitetura single-thread que trabalha com a linguagem javascript.
Os programas escritos são otimizados e interpretados pela máquina virtual V8 nos navegadores (interpretador javascript desenvolvido pelo Google), o que o torna extremante rentável para inúmeras aplicações, devido à sua encomia de recursos e escalabilidade.
Ferramenta tão poderosa no front, quanto no back, hoje o node.js foi adotado como tecnologia principal de desenvolvimento por gigantes do mercado, como Netflix, linkedln, paypal e muitas outras.
Frameworks
De maneira geral, podemos denominar um framework como um conjunto de funcionalidades/ bibliotecas já prontas em que um desenvolvedor pode aproveitar para desenvolver suas aplicações, economizando recurso e tempo. Muito da popularidade do Javascript veio pelo mesmo ser “pai” de diversos frameworks muito utilizados no mercado, como react, angular, jquery, etc.
Grandes empresas como o Google, Instagram e Facebook, utilizam frameworks de javascript em suas aplicações.
Games
É isso mesmo, apesar desta linguagem não ser tão popular nesta área da tecnologia, ela pode ser ótima jogos mobile e web. O javascript vem ganhando grande popularidade nos últimos anos nessas plataformas por conta, do que já dito acima, pela velocidade de desenvolvimento e interpretação de código, que além de tudo, é uma ótima ferramente de aprendizagem para iniciar no desenvolvimento de games.
Alguns jogos famosos desenvolvidos com JavaScript são: 2048 e Tower Building.
Mas eaí, oque você acha do javascript?