Loader Site

Internet of Things (IOT)

demo

Internet of Things (IOT)

Só para você ter uma ideia: o estudo “IoT Signal”, da Microsoft, contatou mais de 3 mil empresas de todo o planeta e descobriu que 85% delas já recorrem à internet das coisas para otimizar as operações (56%), elevar a produtividade (47%) e incrementar a segurança (44%).

O estudo ainda estimou que, no ano que vem, a internet das coisas fará parte da rotina de nada menos do que 94% das empresas pesquisadas. Impressionante, não?

Mas você sabe o que é a tal internet das coisas? Sabe como ela funciona e como pode te ajudar a, por exemplo, gerir sua frota com mais eficiência?

Neste texto, vamos explicar o que é a internet das coisas, como ela funciona, como ela tem permitido que diferentes setores da economia ganhem eficiência e também como sistema da Cobli, que usa a IoT, têm contribuído para o sucesso de nossos clientes.

O que é e como funciona a internet das coisas

Na prática, a internet das coisas é a possibilidade de conectar os mais diversos objetos à rede para que eles troquem informações entre si e, de quebra, tragam mais conforto e praticidade a usuários e empresas.

A internet das coisas funciona graças à combinação de dispositivos, da rede e de um sistema de controle.

Você sabe o que são e para que servem dispositivos, rede e sistema de controle?

Os dispositivos são os “diversos objetos” que mencionamos acima. E eles são diversos mesmo: relógios, carros, geladeiras, televisores, lâmpadas, etc. Em tese, literalmente qualquer coisa está apta a entrar no mundo da internet das coisas.

Para funcionar, esses dispositivos devem vir com chips, antenas, microcontroladores ou sensores inteligentes que possibilitem a comunicação com outros objetos e também com o usuário.

A rede é o meio pelo qual a comunicação ocorre: Wi-Fi, Bluetooth ou dados móveis (3G, 4G, etc).

Já o sistema de controle é um conjunto de equipamentos que gerenciam todas essas conexões feitas entre os dispositivos por meio da rede.

Para resumir: a internet das coisas serve para tornar os mais diversos processos mais ágeis e eficientes, seja a sua rotina matinal, a gestão da frota de uma grande transportadora ou até mesmo a vida nas grandes metrópoles.

 

Quer um exemplo?

Imagine se o seu despertador ao tocar enviasse uma mensagem à cafeteira, lá na cozinha e ela já começasse a passar o seu café. Isso agilizaria bem a sua manhã, não?

 

Os principais usos da internet das coisas na economia

A internet das coisas já é utilizada em inúmeros setores dos negócios e também da administração pública, e de forma geral é um ferramente revolucionário a todos o setores e inspira ideias revolucionárias.

Pois saiba que o objetivo da IoT é tornar todo o planeta mais inteligente, conectado e responsivo, não apenas o interior de nossas casas.

 

Fonte: https://www.cobli.co/blog/iot-internet-das-coisas/

Dedicação

Dedicação

Atender de maneira inteligente, rápida e flexível nossos clientes, garantindo o melhor serviço e as melhores soluções.

Objetivo

Objetivo

Conquistar relacionamentos duradouros com nossos clientes através do oferecimento de soluções inovadores.

Entre em Contato

Fique a vontade para enviar uma mensagem com a sua dúvida ou sugestão! Estamos aqui paraatendê-las. ‍

Utilizamos dados de cookies para garantir o funcionamento de nosso website, analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação. Fornecendo assim, uma melhor experiência. Saiba mais como usamos os seus dados visitando a nossa Política de privacidade.

Ok, ENTENDI