Ciência de Dados ou Data Science é a necessidade de tratar dados não estruturados e transformá-los em informações úteis.
Através da combinação de áreas, é possível extrair o máximo valor dos dados e criar insights acionáveis.
Algumas das áreas combinadas são:
- Estatística
- Matemática
- Métodos Científicos
- Inteligência Artificial (IA)
Vivemos em um mundo no qual estamos sentados sobre um tesouro de dados. À medida que a tecnologia moderna permitiu a criação e o armazenamento de quantidades crescentes de informações, os volumes de dados “explodiram”.
A ciência de dados identifica as tendências através dos dados e produz informações para que as empresas possam tomar as melhores decisões. Basicamente, é a transição entre explicar o que aconteceu e predizer o que vai acontecer.
Um exemplo, é uma empresa que faz entregas há alguns anos. Através da ciência de dados, a empresa tomará conhecimento das melhores rotas de envio, o tempo mais adequado de entrega e o melhor modo de transporte, elevando a eficiência, qualidade e lucros. Além disso, existem outras formas de aplicar a ciência de dados a uma empresa ou negócio.
No dia a dia, verificar a previsão do tempo, escolher a melhor rota para o trabalho, receber sugestões de filmes e músicas são benefícios obtidos através da ciência de dados.
À medida que os dados deixam de ser um recurso escasso, tornam-se uma fonte abundante e essencial de benefícios.