Para dar início a esse assunto é importante afirmar que a transformação digital é a utilização do uso da tecnologia para melhorar o desempenho do negócio e garantir resultados cada vez melhores, sendo um dos primeiros passos a automatização de processos.
Quando se pensa em automatização de processos, a primeira coisa que vem na cabeça é a utilização de um sistema de gestão, pois contribuem, inicialmente, para a adoção de disciplina e métodos organizacionais dentro de uma empresa, características tão importantes para uma companhia ter sucesso, porém você pode contar também com o RPA (Robotic Process Automation).
Um conceito relativamente novo e talvez pouco conhecido, mas que se trata de uma aplicação “robô” criada para executar atividades através da tecnologia.
Para entender melhor como funciona podemos dizer que existem dois tipos de automação robótica de processos: a automação assistida e automação não assistida.
-
A automação assistida contempla tarefas que precisam de intervenção humana, mesmo sendo realizadas de forma consistente com um bom software RPA. Nesse cenário, os bots funcionam em segundo plano e são acionados pelo colaborador para facilitar/agilizar a execução de alguma tarefa. Assim, o usuário consegue aumentar a performance e focar em atividades de maior valor para o core business.
-
Já na automação não-assistida, são contemplados processos que não precisam de intervenção humana. Aqui, os robôs digitais podem atuar em atividades específicas, como aquelas mais vulneráveis a erros ou que necessitam de muita rapidez. Nesse tipo de automação, os robôs são executados nos servidores da empresa em horários agendados ou de forma contínua pelo gerenciador do sistema de automação RPA.
Quais as principais vantagens que o uso de RPA pode proporcionar a um negócio?
Abaixo serão citadas algumas vantagens que julgamos ser importantes, onde o uso do RPA pode trazer benefícios para sua empresa. Confira nossa lista. :)
Otimização de custo e tempo
O RPA contribui bastante com a produtividade da equipe e com os resultados. Pois, ao transferir certas responsabilidades de um ser humano para uma máquina, você obtém melhor desempenho em tarefas repetitivas, custos operacionais são reduzidos e as atividades são realizadas de maneira mais rápida, isso significa que as pessoas que executam atividades repetitivas podem começar a dedicar o seu tempo para atividades mais nobres como melhoria do processo e aceleração do negócio.
Menos erros nos processos
Erros humanos são bem mais comuns e frequentes quando comparados ao desempenho de novas tecnologias. Adotando a automação, você terá tudo preenchido de forma digital e direta, reduzindo a possibilidade de erros e facilitando a identificação de eventuais problemas.
Maior motivação e produtividade
Funcionários que conseguem gastar menos tempo em atividades repetitivas e maçantes tendem a ser mais motivados e produtivos, demonstrando um maior engajamento com o trabalho.
E a última vantagem que podemos citar em nossa lista, mas não menos importante.
Flexibilidade
Por ser muito mais rápido de implementar, o custo de automatização de um processo via RPA é bem menor do que o de outras alternativas. Além disso, por ser capaz de acessar diretamente a interface visual dos sistemas, o robô evita custos com integração de sistemas, que em geral são uma parte significativa em um projeto de automação;
O RPA já faz parte de nossa essência e está gerando ótimos resultados em nossos processos.
O que achou sobre essas informações sobre RPA? Ela pode exercer influência sobre o trabalho das pessoas no futuro?
Espero que tenham gostado do conteúdo. :)